terça-feira, 17 de maio de 2016

Lancha rápida vai conectar Belém à Macapá em apenas 12 horas

A nova rota marca as comemorações de dois anos do Terminal Hidroviário de Belém

Na manhã desta terça-feira, 17, no Terminal Hidroviário do Porto de Belém, foi realizada a viagem inaugural da lancha rápida para Macapá. O serviço oferece mais rapidez, conforto e segurança aos usuários do terminal, que desejam se deslocar à capital do Amapá, a única do Brasil que não apresenta interligação por rodovia com outras capitais. A lancha estilo Catamarã é climatizada, tem capacidade para 132 pessoas, possui lanchonete, wifi e televisão. O tempo de viagem até Macapá é de 12 horas, enquanto um barco comum leva 24 horas para fazer o mesmo percurso.

As viagens na lancha rápida para Macapá serão realizadas todas as terças-feiras, às 6 da manhã, saindo do Terminal Hidroviário do Porto de Belém. Às quartas-feiras será feita a viagem Macapá/Belém, saindo da capital amapaense no mesmo horário. No trajeto para Macapá haverá escalas nos municípios de Curralinho e Breves.

O cirurgião dentista Bruno Sinimbu foi um dos tripulantes da primeira viagem da lancha rápida. Ele tem uma clínica no município amapaense de Laranjal do Jari e precisava chegar com urgência a Macapá. “A solução teve um custo benefício muito bom para mim e com essa lancha, a população paraense pode valorizar o serviço hidroviário, lembrar o quanto é bom viajar de barco”, disse o cirurgião.

Com a lancha rápida para Macapá, o Terminal Hidroviário do Porto de Belém fortalece sua credibilidade junto às companhias de navegação que atuam em seus domínios. “O Governo do Estado está de parabéns por esse terminal de primeiro mundo e fazer essa parceria qualifica ainda mais os nossos serviços. Era um grande sonho pra gente”, disse o diretor de operações da companhia de navegação, Carlos Bernaud.

Terminal recebeu mais de um milhão de passageiros em dois anos

O Terminal Hidroviário do Porto de Belém “Luiz Rebelo Neto” completa dois anos de funcionamento na próxima segunda-feira, 23. O complexo foi construído em uma área de cerca de cinco mil metros quadrados, no galpão 9 da Companhia das Docas do Pará (CDP). Com um investimento de 19 milhões de reais, co-financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a obra representa um salto de qualidade na prestação de um serviço essencial para a mobilidade das pessoas.

A estrutura do local oferece comodidade aos passageiros, com praça de alimentação, lojas, atendimento turístico, rede wifi, apoio logístico e rede de fiscalização social e fiscal. “Essa estação melhorou muito a nossa vida, antes a gente não tinha nem onde sentar por aqui. Agora temos todo o conforto e estrutura”, contou o vigilante Ivan Ferreira, que mora em Soure e vem a Belém cerca de três vezes por mês.

Desde a sua inauguração, mais de um milhão de passageiros passaram pelo terminal. Atualmente, ele conta com sete companhias de navegação, atendendo 18 localidades do Pará, Amapá e Amazonas. Até junho, está prevista a entrada em operação de mais uma companhia, que vai oferecer viagens, também em uma lancha rápida, até Ponta de Pedras, na região do Marajó.

Em Janeiro, a média diária foi de 1.543 passageiros, seguida por 1.477 em fevereiro, 1.174 em março e 1.067 em abril. A média de embarques dos últimos quatro meses é de 1.352 passageiros atendidos diariamente, ou 100 passageiros por hora.

A estrutura do terminal contempla também os estudantes universitários, como Elmo Tavares. Policial militar em Salvaterra, ele vem a Belém semanalmente para as aulas e usufrui dos serviços do terminal: “O wifi daqui já salvou minha pele muitas vezes. É muito bom contar com essa tecnologia aqui no terminal”, contou o policial e estudante.

Nesses dois anos de funcionamento, uma das maiores preocupações da diretoria do terminal é com a segurança. Os dois flutuantes que servem para o embarque e desembarque dos passageiros são vistoriados semanalmente por uma equipe de técnicos. “São dois anos nos quais o Governo do Estado, por meio da Companhia de Portos, vem oferecendo aos paraenses todo o conforto e segurança em nosso terminal, com um preço bem abaixo das passagens aéreas e rodoviárias. O que nos deixa felizes também é que o terminal permanece do mesmo jeito que foi inaugurado, com tudo mantido e fiscalizado” , disse o presidente da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), Abraão Benassuly Neto.

Serviço: O preço da passagem na lancha rápida para Macapá custa 260 reais, mas se for comprada com até 24 horas de antecedência, ela custa 208 reais e pode ser adquirida através do site www.tapajosexpresso.com.br. Se o passageiro da lancha rápida quiser ir somente até Curralinho, ele paga 90 reais no preço normal e 72 reais com desconto, e para Breves, os valores são 130 reais e 104 reais, no caso de compra antecipada.

Por Syanne Neno - Agência Pará