domingo, 13 de outubro de 2013

Público de 40 mil pessoas assiste ao espetáculo "O Auto do Círio"

A 19a edição do espetáculo "O Auto do Círio" foi realizada na última sexta-feira (11), no centro histórico de Belém. Com o tema "Maria de Todas as Flores", o cortejo dramático seguiu pelas ruas do bairro da Cidade Velha encenando performances teatrais de dança e música. Cerca de 40 mil pessoas assistiram ao evento.

O espetáculo dramático saiu da Praça do Carmo em direção à Igreja da Sé e finalizou seu percurso na Praça Dom Pedro II, entre os Palácios Lauro Sodré e Antônio Lemos. Além das tradicionais paradas, chamadas de estações, também foram feitas pequenas pausas, com encenações no percurso e homenagens ao Arraial do Pavulagem e à festa da Chiquita. Entre as atrações musicais da noite estavam Iva Rothe, Marisa Black, Cacau Novaes, Nean Galuccio e outros.

Para a dentista Amanda Sousa, 24 anos, é sempre uma emoção assistir ao espetáculo de perto. “Antes, ele era bem menor. Agora, ele percorre vários espaços e o elenco parece aumentar a cada ano”, compara. O Auto do Círio é reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio imaterial atrelado à festa do Círio de Nazaré. O evento é organizado e dirigido pelo Programa de Extensão "O Auto do Círio", da Escola de Teatro e Dança da UFPA (Etdufpa).